São Bento Notícias - Notícias na hora da Região
Banner Nova
Banner Nova

23° Batalhão de Polícia Militar realiza inauguração do canil em São Bento do Sul

A construção do canil do 23º BPM decorre de um esforço conjunto entre a Polícia Militar de Santa Catarina, a Prefeitura Municipal e a sociedade são-bentense.

Projetada ainda no Comando do Sr. Coronel PM Fabiano Dias Perfeito, a complexa instalação do Canil Setorial contou com a colaboração de muitas mãos, até que fossem vencidas todas as etapas técnicas necessárias para a implantação da nova modalidade de policiamento.



Para receber as notícias da página São Bento Notícias pelo WhatsApp no seu celular clique aqui!

Veja também: SC tem novas regras para hotéis, praias, shoppings e casas noturnas

Ao custo total de R$ 203.983,54, provenientes da Cota de Contribuição Facultativa e do Convênio de Rádio Patrulha, a obra do canil conta com 205,81 metros quadrados, sendo dividida em 03 boxes para os cães, pátio gramado para treino e descanso, local para asseio dos cães, depósito de ração e materiais de treinamento e uma sala administrativa.
Desde o início, buscou-se a realização de uma obra de excelência, que propiciasse não apenas um local que atendesse as questões de higiene e segurança para os cães, mas sim que propiciasse a todos os envolvidos no processo, um local de excelência para a o aprimoramento profissional.

O Prefeito de São Bento do Sul, Sr. Magno Bollmann, destacou a importância da atividade do canil na segurança pública do município e enalteceu o planejamento e a execução da obra realizada e se referiu que a obra “passa a ser um exemplo da nossa cidade”.

Veja também: Mulher é assassinada em Brusque e o companheiro dela é o principal suspeito

O Comandante do 23º BPM, Tenente-Coronel PM João Carlos Benassi Borges Kuze, enfatizou que a sólida parceria firmada entre o setor público e o privado viabilizaram a construção e a implementação do canil em São Bento do Sul. Ressaltou os novos desafios que serão enfrentados por essa modalidade de policiamento, desde a seleção dos animais que são treinados para apresentar múltiplas valências para o serviço policial (faro de entorpecente, busca e captura, guarda e proteção), treinamento diário e cuidados com a saúde do cão. Trabalho diário e continuo que trarão bons frutos.

A construção atende, ainda, a questões de conforto térmico, tendo sido climatizada tanto a sala administrativa quanto os boxes dos cães, a fim de propiciar-lhes uma melhor condição física, seja durante o verão, seja durante o rigoroso inverno da serra.
Destaca-se, ainda, a preocupação com a sustentabilidade, uma vez que, toda a água utilizada para a manutenção dos boxes dos cães é captada das chuvas e aquecida por meio de um boiler, propiciando instalações limpas e sem o desperdício de água ou energia elétrica.

Porém, a destinação de instalações físicas para o Canil setorial é apenas uma das etapas de sua instalação. De igual forma, a escolha dos Policiais envolvidos no treinamento dos cães é parte extremamente importante no processo.

Hoje, o efetivo do canil setorial do 23º BPM é composto pelos Sd PM Allan Michael Vaz Barbosa e Sd PM Júlio Blaszkowsky Junior, policiais que demonstraram maior aptidão técnica e abnegação para a atividade.

Os policiais contam com 03 três cães a sua disposição: Aisha (pastor cinza), Thor e Max (pastores belga malinois), com os quais realizam atividades diárias de treinamento, buscando a formação de cães que realizem as atividades de busca E captura, faro e detecção de drogas, patrulhamento k9, guarda e proteção e apoio a ações de controle de distúrbios civis, os quais estarão aptos a apoiar toda a área do 23º BPM, composta pelos municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, bem como como em quaisquer operações realizadas pela polícia militar de Santa Catarina.

Para receber as notícias da página São Bento Notícias pelo WhatsApp no seu celularclique aqui.