Banner Mach
Banner Nova

Pedágios serão mais rápidos em SC; Procon entra em ação e notifica empresas

Esperar durante longos minutos nos pedágios das rodovias que cruzam Santa Catarina é uma realidade que deve ficar para o passado. O Procon Estadual notificou as concessionárias responsáveis sobre o limite máximo para o tamanho das filas e o tempo de espera dos motoristas. Caso a determinação não seja cumprida, as cancelas devem ser liberadas, sem a cobrança de tarifas.

 

Conforme o Procon, a determinação segue as normas estabelecidas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) nos contratos de concessão.

De acordo com agência, o limite máximo para o tamanho das filas é de 300 metros e o tempo de espera nas praças de pedágios é de 10 minutos em dias comuns.



Para receber as notícias da página São Bento Notícias pelo WhatsApp no seu celular clique aqui!

Este cenário só tem permissão para mudar em caso de situações atípicas, como manifestações e bloqueio de pista devido a acidentes, por serem casos de difícil previsão e que fogem do controle das concessionárias.

“É mais que óbvio que a parte mais frágil desta relação é o consumidor, que precisa enfrentar filas quilométricas nas rodovias de Santa Catarina. É para preservar e defender o direito do consumidor que o Procon resolveu intervir nesta situação”, alerta o diretor do órgão, Tiago Silva.

 

Liberação do pedágio

Com isso, o Procon solicitou que as concessionárias informem se estão cumprindo a determinação da ANTT, no prazo de 10 dias, quanto ao tempo de espera e tamanho das filas, sob pena de ter que liberar o pagamento do pedágio aos consumidores.

Em nota, a CCR ViaCosteira informou que não foi notificada pelo Procon. Já a Arteris Litoral Sul já antecipou que “a notificação do Procon apenas ressalta um parâmetro já definido pelo contrato de concessão e cuja fiscalização é realizada pelo Poder Concedente – Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A concessionária cumpre o contrato e atende a definição de tempo máximo para atendimento em dez minutos ou 300 metros”, finaliza a nota.

Clique em Curtir Página