Banner Mach
Banner Nova

Defesa Civil: Ciclone extratropical pode trazer mais chuva na próxima semana

Apesar do tempo firme neste feriadão, a próxima semana deve ter a formação de um ciclone extratropical em Santa Catarina, afirma a Defesa Civil estadual. Entre a noite de terça (16) e a madrugada de quarta-feira (17), o fenômeno pode trazer chuva para todo o Estado.

 

Já a Epagri/Ciram diz que há a previsão da passagem de uma frente fria, mas dentro da normalidade. A intensidade dos sistemas pode ser melhor verificado com cerca de três dias de antecedência.

“Antes disso, as trajetórias dos sistemas meteorológicos podem mudar”, explica o meteorologista Clóvis Correa. O órgão segue monitorando a situação nos próximos dias.



Para receber as notícias da página São Bento Notícias pelo WhatsApp no seu celular clique aqui!

 

A Epagri/Ciram prevê, ainda, que entre quarta (17) e quinta-feira (18), e próximo ao domingo (21) e quarta (24), três frentes frias devem passar pelo Estado, provocando chuva e temporais localizados, com totais mais elevados para o Oeste e Norte.

Nesta sexta (12), a circulação marítima persiste e mantém o tempo nublado no Litoral e em áreas próximas, com chances de chuva fraca a qualquer hora do dia. A exceção fica por conta do Extremo-Oeste, onde há risco de pancadas isoladas.

Conforme a Defesa Civil, as temperaturas chegam perto dos 30°C no Oeste. No Centro-Leste, as máximas variam de 17°C a 22°C.

Tempo no fim de semana

A circulação marítima ainda mantém o dia nublado entre o Vale do Itajaí e regiões litorâneas, com chance de chuva fracas. Nas demais regiões, porém, o tempo fica firma e com predomínio de sol.

O amanhecer será de temperaturas baixas no Planalto Sul, perto dos 4. Nas demais áreas, as mínimas variam de 8°C a 18°C. À tarde, as máximas chegam próximas dos 30 °C no Oeste. No Centro-Leste, por conta da maior presença de nuvens, variam de 19°C a 24°C.

Já no domingo, a circulação marítima enfraquece, mas ainda há a formação de nuvens. Nas áreas litorâneas a nebulosidade intercala com períodos de sol, mas nas outras regiões o sol predomina.

A aproximação de uma frente fria aumenta a instabilidade no Extremo-Oeste, provocando chuva nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e fronteira com a Argentina. Há risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais a partir da noite de domingo.

Veja temperaturas por região nesta sexta, segundo a Epagri/Ciram

Litoral Norte: 18°C | 22°C;

Planalto Norte: 12°C | 17°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 16°C | 22°C;

Grande Florianópolis Serrana: 11°C | 17°C;

Vale do Itajaí: 14°C | 23°C;

Litoral Sul: 14°C | 24°C;

Planalto Sul: 9°C | 23°C;

Meio-Oeste: 11°C | 28°C;

Oeste: 11°C | 29°C;

Extremo-Oeste: 14°C | 30°C

Clique em Curtir Página