São Bento Notícias - Notícias na hora da Região
Prefeitura de São Bento do Sul
Prefeitura de São Bento do Sul

Saúde emocional em situações de crise

Neste momento nos encontramos sensíveis, assim como quando a doença surgiu, por ser algo novo, desconhecido e por isso assustador. Com o passar dos dias a sensibilidade vai reduzindo sistematicamente e sairemos novamente da base da pirâmide de Maslow, já não mais preocupados com a sobrevivência, mas sim com os avanços na vida profissional, econômica, amorosa e a busca pela realização pessoal. O que ficará é a história, as perdas que alguns sofreram, seja de pessoas queridas ou outras perdas de cunho material e de planos pessoais.

Neste momento as perguntas que têm surgido com freqüência são: Como será a vida pós quarentena? Quanto tempo a pandemia vai durar? Será que conseguirei retomar minhas atividades normalmente? A verdade é que esses questionamentos são pertinentes, visto que vivemos nos últimos meses momentos de incertezas na nossa história. Afinal, o que difere esse momento de outras crises vividas? Além de afetar a saúde física e emocional, a política, o comportamento social, a economia, vivemos o avanço tecnológico que permite estarmos mais conectados, mesmo que virtualmente. Com isso, as notícias avançam numa velocidade única, trazendo ansiedade para o homem contemporâneo que passa a temer ainda mais o futuro pela imprevisibilidade dele.

O futuro nunca esteve sob nosso controle, mas o homem podia gerir e criar previsões em diversas áreas: negócios, economia, etc. Agora a ausência de controle toma conta e a ansiedade ganha força, visto que é a doença que teme o amanhã. A ansiedade é a doença que catastrofiza o futuro, tornando-o muito mais tenebroso do que pode vir a ser. Estudos relatam que 95% dos nossos pensamentos são especulações, perdemos muito tempo com a preocupação, eu diria “pré-ocupação”, que difere do planejamento. Enquanto planejar permite criar estratégias para alcançar um resultado futuro, a preocupação alimenta pensamentos negativos e um looping de ideias de ruína que paralisam o homem.
A Pandemia traz adaptações de comportamento para que possamos garantir a nossa sobrevivência: o uso de máscaras, álcool em gel, isolamento, distanciamento social… mas tudo isso está longe de nos levar a um “Novo Normal”.

 

O homem é um ser social, se retroalimenta da conexão com outras pessoas e é a partir daí que a sociedade cria, inova e se fortalece. Quando tudo isso passar teremos um aumento de patologias: Depressão, Transtorno de Ansiedade Generalizada, TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo, Depressão, Estresse, entre outros, haja visto o aumento nos consultórios psiquiátricos e de psicologia e posso falar por experiência em meu consultório em sessões online e presencial.
É importante ressaltar que aqueles que buscarem logo ajuda e tratamento para virar a chave na sua mente, reconhecer o momento e aceitá-lo com as precauções prudentes, retomará a vida que levava, com liberdade, leveza e produtividade. Esse momento certamente requer cautela, mas logo que tudo passar voltaremos a nos conectar. Nesse momento o medo da aproximação e do contato é pertinente, aos poucos, com a redução de casos, vacina e avanços nas pesquisas sobre a doença, voltaremos a nos sentir confortáveis.

Aproveitando esse momento gostaria de parabenizar as pessoas que estão dando atenção a sua saúde emocional, percebendo-se e buscando um apoio psicológico junto a profissionais qualificados, parabenizo aos pais que tem trazido seus filhos para a psicoterapia e vendo todos os benefícios que ela trás na vida das crianças e adolescentes. Vamos quebrar o mito absurdo que diz que só busca psicoterapia quem está louco. Terapia é saudável para todos, é poder ter a oportunidade de ver os problemas através de uma nova lente, é poder estimular seu cérebro para aprender mais e de forma diferente e inteligente, é poder aumentar sua auto estima, melhorar seus relacionamentos.
Lhe convido a sair do mito, se levantar, parar de se preocupar com a opinião de terceiros e ter a sua própria experiência dentro da psicoterapia!

 

Um grande abraço!
Psicóloga Cristiani Oliveira – CRP 12/08765
Atendimentos Online e Presenciais
Contato:Whatsaap 47.997753200
São Bento do Sul/SC
Instagram: @psicologa_crisoliveira
Faceboock: psicóloga_crisoliveira

Dimensão Imóveis
%d blogueiros gostam disto: