Banner Mach
Banner Nova

Curiosidades nas origens das palavras

Curiosidades nas origens das palavras

Caro leitor, hoje abordaremos algumas curiosidades da Língua Portuguesa! Fique atento!

 

Balé:



Para receber as notícias da página São Bento Notícias pelo WhatsApp no seu celular clique aqui!

Do francês ballet, que veio do italiano balleto, diminutivo de baillo, baile. O que, aliás, faz todo o sentido: o balé nada mais é que um baile de poucos visto por muitos. Se a plateia trocar de lugar com os bailarinos, aí sim, vira baile.

Bambambã:

Bamba veio do quimbundo (língua de tribos africanas) mbamba, exímio, mestre. A repetição enfática da palavra (bamba, bamba) gerou bambambã para designar quem é muito bamba numa atividade, mesmo que não seja percussionista.

Berlinda:

Berlinda é um pequeno coche de quatro rodas. A palavra veio do francês berline, do nome da cidade de Berlim, onde o veículo entrou na moda no século XVII. Berline deveria dar, em português, berlina, mas ficou berlinda por influência de “linda”.

E a expressão estar na berlinda (ser alvo de comentários)? Nada a ver com o coche. Berlinda aí veio do italiano berlinda, zombaria.

Bina:

O identificador de chamadas telefônicas é coisa nossa, saiu do Brasil para o mundo. Foi inventado pelo mineiro Nélio José Nicolai.

O primeiro aparelho comercializado se chamou BINA 82 e foi lançado em Brasília em 1982.

BINA foi formado de B Identifica Número A.

Brechó:

O mercador de objetos velhos e usados ganhou no Brasil o nome de belchior, porque assim se chamava o primeiro comerciante a estabelecer uma loja de compra e venda de roupas e objetos usados. Foi no Rio de Janeiro, no final do século XIX. Depois, boca do povo achou a pronúncia do nome muito complicada, e belchior ganhou a forma popular de brechó.

 

VAMOS ESTUDAR PONTUGUÊS E LEGISLAÇÃO?

 

Grupo de Estudos – CONCURSOS PÚBLICOS MUNICIPAIS – TURMA III

 

Quem tem interesse?

– Vamos estudar Português e Legislação Específica.

– Aulas on-line.

– Vídeos de apoio.

– Supervisão do Professor.

 

Deixe seu comentário ou WhatsApp neste post.

Professor Elvys – Whatsapp 47 99179-7189

Clique em Curtir Página