São Bento Notícias - Notícias na hora da Região
Banner Nova
Banner Nova

Você conhece ou já ouviu falar da Associação Protetora de Animais de São Bento do Sul – (APASBS)? É uma associação de direito privado, sem fins econômicos. As principais ações desenvolvidas pela Associação, são no sentido de educar e conscientizar a população; mostrar que um animal de estimação não é um brinquedo, e que sente fome, dor, frio, medo, saudade, solidão entre outros; e que como qualquer ser vivo merece respeito e dignidade.

A entidade é reconhecida como de “Utilidade Pública” no município de São Bento do Sul e em 2018 recebeu Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Vereadores. Também recebeu Certificado da Secretaria de Educação pela participação em projetos desenvolvidos no ano letivo de 2018.

A APA possui poucos voluntários e sobrevive de doações da comunidade. São atendidos muitos animais em situação de maus tratos, abandono, enfermidades, entre outras causas. Inúmeras vezes é necessário o atendimento por médico veterinário, onde a própria Associação custeia esses atendimentos, com a parceria de clínicas no município.



Para receber as notícias da página São Bento Notícias pelo WhatsApp no seu celular clique aqui!

A APA não recebe nenhuma verba governamental, e vive exclusivamente de doações da comunidade.

São realizadas feiras de Adoção Responsável, onde a pessoa interessada em adotar responde a um questionário para a Associação saber se ela tem condições de cuidar do animal e assina um Termo de Responsabilidade da Adoção. Em regra, não é permitido que a pessoa mantenha o animal adotado preso ou acorrentado. Após a adoção também são feitas visitas surpresas ao lar adotante para ver a situação do animal, conforme a disponibilidade dos voluntários. Caso a pessoa não esteja cuidando corretamente do animal, este é recolhido pela APA e informado as autoridades competentes para que sejam tomadas as medidas legais necessárias.

A maioria dos animais atendidos pela APASBS são castrados antes de serem colocados para adoção ou após essa (dependendo do caso).

Os animais resgatados ficam em lares temporários até serem adotados.

A APA trabalha para reduzir o número de animais em situação de maus tratos; prestar socorro aos animais em situação de risco; reduzir a procriação desenfreada de animais de rua e /ou animais de famílias de baixa renda; conscientizar as pessoas quanto aos cuidados com os animais.

A Associação executa os seus objetivos através de atendimento às denúncias, pedidos de ajuda, palestras de conscientização, realização de castrações, entre outros.

Denúncias de maus-tratos podem ser feitas no 190 da Polícia Militar, registro de Boletim de Ocorrência online no site da Polícia Civil de SC, Disque-denúncia 181, Polícia Civil WhatsApp 99290-0181 e Ouvidoria da Prefeitura de São Bento do Sul.

Quer ajudar com ração para os cães e gatos? Existem pontos de coleta de ração, anote aí: Pet Shop Bom Pet, Agropecuária Boehmerwald, Clínica Veterinária Pet Vida, Hiper Germânia, Top Molas, Academia Titãs.

A APASBS está de portas abertas para quem queira visitar e conhecer melhor o trabalho da associação. Venha ser um Voluntário você também!

Que saber mais sobre a APA e o trabalho desenvolvido? Fique atento que toda semana iremos escrever sobre um assunto envolvendo a causa animal aqui no São Bento Notícias. Até a próxima semana!

Mariane Oribka – Presidente da APASBS