São Bento Notícias - Notícias na hora da Região
ter. mar 31st, 2020
Prefeitura de São Bento do Sul

Rafael Celeski presidente do CDL fala do momento difícil do comércio em São Bento do sul SC

O comércio de São Bento do Sul tem enfrentado nos últimos tempos, momentos e desafios jamais imaginados por qualquer empreendedor do ramo.  Sem entrar no mérito das questões burocráticas; taxas, prazos e carga tributária, vivemos em tempos de globalização e tecnologia da internet, o que aumenta os competidores de locais para mundiais em um espaço de tempo muito curto, pressionando o empresário a atualizar-se em conhecimento e em estrutura digital para poder manter seu negócio com um mínimo de expectativa de retorno.  Adaptações visando a mobilidade, redução das vagas de estacionamento, somadas às obras de saneamento que, durante 2019 e inicio de 2020, trouxe os transtornos da implantação da tubulação para captação do esgoto. Mesmo considerando a obra extremamente necessária e que sua realização se deu da melhor forma possível, o comércio teve seu faturamento afetado. 

Durante este período a CDL de São Bento do Sul não mediu esforços para buscar soluções; parcerias; convênios e apoio ao comerciante com o intuito de juntos superarmos tudo isso. Parecia que estávamos começando a navegar em mar de Brigadeiro… E realmente estávamos convictos de que com mais um pouquinho de esforço teríamos um comércio forte, com o são-bentense prestigiando nossas lojas que direcionam seus focos na satisfação total do cliente. De certa forma, que bom que estávamos em um momento menos duro, pois agora teremos mais um grande desafio para enfrentar, um inimigo invisível que está marcando negativamente a vida humana e as empresas.

Parar o comércio por uns dias parece fácil! O difícil é manter os compromissos, principalmente aqueles que independem de faturar ou não: aluguel; salários; alvarás; impostos sobre a folha de pagamento; férias; indenizações; água energia elétrica; telefone; internet, etc… Assustador, não é? Momento de muitas incertezas para todos, porém uma coisa é certa: precisamos antes conter o ritmo da contaminação pelo novo corona vírus denominado Covid-19. De nada vai adiantar abrirmos nossas empresas se nossos clientes estiverem ou doentes ou com familiares doentes e com o sistema de saúde superlotado. O isolamento veio muito cedo? Reabriremos dia 1 de abril? O sistema de saúde, apesar de todos os esforços, vai dar conta? Não sabemos…. Neste momento temos que confiar nas pessoas que tem conhecimento técnico para isso. Vamos seguir as orientações de higiene, isolamento e calma.

Enquanto isolados, aproveitemos o tempo para repensar nossas empresas, imaginar cenários diferentes no futuro e buscar as alternativas para solução. 

De nada ou muito pouco adiantaria agir muito fortemente agora em busca de soluções, pois nem ao menos sabemos o tamanho do problema. Algumas alternativas já foram buscadas pela CDL através da FCDL em parceria com as demais entidades organizadas.  Tomar empréstimos; postergar pagamento de impostos e tarifas, ajuda? Sim, ajuda! Resolve? Até quando? Não sabemos…

Na minha visão temos que agir e tomar as decisões conforme as informações que já temos e as aprimorando conforme as coisas acontecem, sem pânico, mas preparados para sérias turbulências. 

A CDL de São Bento do Sul em parceria com as entidades de classe está atenta, mas o momento, pelas incertezas que estão sendo vividas, é mais do que nunca, de união de todos!

Juntos somos mais fortes!

Nova MultiMarcas
%d blogueiros gostam disto: