São Bento Notícias - Notícias na hora da Região
sáb. dez 14th, 2019
Prefeitura de São Bento do Sul

Ação de conscientização contra dengue é realizada em São Bento do sul

São Bento do Sul já possui confirmados 34 focos do mosquito aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana.

Diante deste cenário, um mutirão foi organizado para, além de promover a limpeza de um determinado local de risco, reforçar a conscientização da população, que é fundamental para que o controle do mosquito tenha resultados positivos no município. O local escolhido para o mutirão de combate e conscientização contra a dengue, “Dia D de combate a dengue”, foi a área pertencente ao município onde funcionava o condomínio empresarial no bairro Rio Negro, localizado na esquina entre a Avenida São Bento e a Rua João Pauli.

A Secretaria de Saúde, setor de Vigilância em Saúde, através do Programa do Controle da Dengue, em parceria com a Secretaria de Obras organizou o mutirão que ocorreu na manhã de sábado e envolveu profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, equipe de Controle da Dengue do Centro de Vigilância à Saúde, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, Detru – Departamento de Trânsito Urbano e Polícia Militar.

Durante o evento toda a área do antigo condomínio empresarial foi vistoriada. No local, foram encontrados diversos recipientes com água parada que recolhidos totalizaram seis sacos de lixo.

O interior do prédio também foi verificado, e um recipiente com água parada contendo larvas de mosquito foi recolhido. Segundo o agente de endemias Mario Alves de Moraes, as larvas foram recolhidas e passarão por análise de laboratório para identificação, com o objetivo de verificar se tratam-se de larvas do mosquito da dengue ou não.

A equipe da Secretaria de Obras também realizou uma grande faxina em todo o terreno, realizando roçada e recolhendo lixo jogado no local. Já na rua, agentes do Detru e Polícia Militar controlavam o trânsito, com agentes auxiliando na panfletagem com informações sobre a dengue para todos que transitavam pelo local. agentes de saúde também auxiliaram na panfletagem, percorrendo as residências do bairro.

Segundo a diretora do Centro de Vigilância à Saúde Marilene Strapassoni, “foi uma grande ação realizada durante o sábado. Além de atendermos ao anseio da comunidade, trabalhamos muito a conscientização da população, que é necessária em nosso município. Não podemos recuar, precisamos trabalhar intensamente esta questão de conscientização para que nosso município não sofra com a dengue. Cada um deve fazer a sua parte. Cada cidadão deve fiscalizar seu espaço. Se todos colaborarem nossa cidade estará se prevenindo contra a dengue”, disse Marilene, que registrou os especiais agradecimentos a todos os profissionais que participaram do mutirão.

com fotos

Joberth Krause

Nova MultiMarcas
%d blogueiros gostam disto: