São Bento Notícias - Notícias na hora da Região
sex. nov 15th, 2019
Prefeitura de São Bento do Sul

PSA de São Bento é vencedor do Prêmio Fritz Müller

O PSA – Pagamento por Serviços Ambientais – Programa Produtor de Água do Rio Vermelho de São Bento do Sul acaba de conquistar o mais importante prêmio ambiental do Estado de Santa Catarina, o Prêmio Fritz Müller.

Inscrito na categoria “Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre” – projetos de preservação animal e preservação de reservas, florestas, lagoas, rios, nascentes, entre outros, a informação foi divulgada na última sexta-feira, dia 1º, e a premiação ocorrerá no dia 10 de dezembro, na FIESC em Florianópolis.

O projeto PSA iniciou na administração do Prefeito Magno Bollmann 2009/2012, idealizador do programa. Na atual gestão do Prefeito Magno Bollmann 2017/2020 o PSA passa por avanços de ampliação e replicação, avançando para o município de Campo Alegre e ampliando em outras bacias hidrográficas de São Bento do Sul, em bacias que se estendem para outros municípios, tendo portanto melhorias regionais significativas, respeitando o modelo de Consorciamento que apresenta como prioridade: a bacia hidrográfica como unidade de planejamento ambiental participativo; suprapartidarismo político; limites naturais ambientais; ações participativas: sociedade civil mais instituições públicas.

Para o coordenador do PSA, Paulo Schwirkowski, “este prêmio é um reconhecimento não só pelo programa em si mas pelo avanços registrados nos últimos anos. O PSA já é reconhecido e os trabalhos realizados só vem fortalecer o que se prevê para os próximos anos, pois hoje temos o planejamento para os próximos 15 anos do programa. Muitas ações planejadas inclusive beneficiarão todo o bairro e não só os proprietários envolvidos. Vale destacar também que os grandes atores do programa são os proprietários, e é importante que todos se sintam reconhecidos com esse prêmio também”, disse Paulo.

O diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Marcelo Hubel, que participa do PSA desde sua criação, destacou que “o reconhecimento é um motivador à toda equipe de trabalho para sempre fazermos o melhor. Já faz 10 anos que falamos no PSA pela primeira vez em São Bento, e a melhoria e avanços nos fez vitoriosos e reconhecidos pelo órgão ambiental Estadual”, disse Marcelo.

Já para o prefeito Magno Bollmann, idealizador do PSA, que trouxe a ideia de uma viagem a Alemanha, “é com muito orgulho que vemos este programa receber esta premiação máxima em nosso Estado. O PSA já é referência há alguns anos, e tudo isso graças ao trabalho de todos e principalmente dos proprietários que abraçaram o PSA e estão contribuindo para o meio ambiente protegendo a nossa água”, disse o prefeito.

Além do troféu Fritz Müller, os projetos premiados nas 15 categorias receberão o Certificado IMA de Gestão Ambiental. Com esse certificado, o Instituto reconhece que os resultados ambientais da organização contemplada estão fazendo a diferença na preservação ambiental catarinense.

com foto

Joberth Krause

Nova MultiMarcas
%d blogueiros gostam disto: