São Bento Notícias - Notícias na hora da Região
sex. nov 15th, 2019
Prefeitura de São Bento do Sul

Oficinas de plantas medicinas iniciam temporada 2019

O Programa Farmácia Viva iniciou nesta segunda-feira (18) a temporada 2019 das suas “Oficinas de Plantas Medicinais”.

De acordo com a coordenadora do programa, Dra. Ana Carla Koetz Prade, as oficinas são uma extensão do Farmácia Viva e levam o programa até a comunidade de forma educativa, onde o público participa de encontros práticos realizados nas unidades de saúde dos bairros. “Os encontros são muito produtivos e o que nos anima é que o número de participantes vem aumentando”, disse Ana.

“Uso medicinal das plantas, identificação das plantas, roda de conversa, troca de experiências e sistemas do corpo humano. Estes são alguns dos temas que levamos para as oficinas e que nos proporcionam momentos muito especiais com a comunidade, pois todos compartilham um pouco do que conhecem e assim todos ganham”, disse a coordenadora do Farmácia Viva.

Os encontros são mensais e ocorrem no período da tarde, das 13:30 às 16 horas.

O primeiro encontro foi realizado na unidade de saúde ESF 4, no bairro Centenário, e a programação para a semana conta com os seguintes locais:

Terça-feira (19) – Unidade de Saúde da Urca

Quarta-feira (20) – Unidade ESF 1 Serra Alta

Quinta-feira (21) – Unidade de Saúde do bairro Mato Preto

Sexta-feira (22) – Unidade de Saúde da Vila Pilz

Saúde da Mulher

No primeiro encontro do ano Dra. Ana abordou com as presentes alguns temas relativos à saúde da mulher.

Uma das doenças mais comuns abordada foi a candidíase, que pode ser tratada com o uso da camomila, seja com banho de assento ou lavando o local.

As cólicas menstruais também podem ser tratadas com chá de camomila, que é um excelente sedativo natural.

Dicas

Algumas excelentes dicas também foram apresentadas.

Neste primeiro encontro por exemplo, Ana falou sobre a correta forma de colheita e armazenamento das plantas:

Como exemplo, ao colher flores para preparação de chás, estas devem ser colhidas após as 10 horas da manhã, quando não estão mais úmidas, e não devem ser lavadas.

Quanto ao armazenamento tanto das flores quanto de chás de folhas, este deve ser realizado em vidros ou recipientes de inox, sempre bem vedados e guardados em local escuro, como dentro de armários, pois a luz prejudica as propriedades da planta seca.

Outra dica curiosa foi quanto a preparação da hortelã, folhas muito utilizadas para chás. De acordo com Ana não se deve lavar as folhas da hortelã, pois o fato de lavá-las em água corrente elimina 60% das propriedades da planta.

Farmácia Viva

O Farmácia Viva trabalha com um conjunto de plantas medicinais que são indicadas para o tratamento das doenças e sintomas mais comuns e de menor gravidade. O projeto vem sendo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Assistência Social e as Hortas Comunitárias, além de voluntários que se colocam a disposição para auxiliar no andamento do cultivo das plantas

Nova MultiMarcas

1 thought on “Oficinas de plantas medicinas iniciam temporada 2019

  1. agora vou citar um leve comentario. primeiramente digo muito parabens por este incrivel trabalho neste site. e muito dificl encontrar um otimo conteudo na internet. Tudo aqui esta muito bom. eu simplesmente adorei. este jeito com as coisas por aqui e publicado e realmente otimo. vc agora tem meu gostar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: